O novo Centro Escolar de São Mamede, um edifício escolar que com 1.568 metros quadrados, tem capacidade para acolher até 150 crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico.
Representa um investimento de 1,3 milhões de euros e, para além dos dois pisos, preenchidos com salas de aula e de atividades diversas, sala de informática, átrio de exposições, salas de espera, salas de professores, gabinetes de trabalho, espaço para refeições e arquivo, este novo equipamento conta ainda com uma área total de recreio de 2.565 metros quadrados.
O centro escolar está situado no centro da vila de São Mamede, junto à sede da junta de freguesia local. Para já, a nova escola conta com cerca de 80 alunos, distribuídos por duas turmas do 1º ciclo e uma turma do pré-escolar.
A nova infraestrutura junta-se ao Centro Educativo da Batalha, que entrou em funcionamento em abril do ano passado, representando um investimento de 1,7 milhões de euros. A construção dos dois novos centros contou com a comparticipação de fundos comunitários.
Para o presidente da Câmara da Batalha, António Lucas, a abertura do Centro Escolar de São Mamede “consubstancia-se em mais um equipamento de qualidade à escola pública do concelho”.