Todo os cães que estavam no Canil Municipal de Óbidos, num total de seis, foram abatidos devido a um surto de parvovirose, doença altamente contagiosa, informou hoje a autarquia.
Respondendo à onda de indignação que se multiplicou nas últimas horas nas redes sociais, e que apontava para o encerramento do canil e o consequente abate de todos os animais que ali estavam acolhidos, a Câmara de Óbidos negou hoje o fecho daquele serviço e esclareceu que os seis cães foram de facto mortos devido a doença.
“Os animais que foram alvo de eutanásia no Canil Municipal de Óbidos estavam infetados com parvovirose, uma doença altamente contagiosa e que degrada, de forma violenta, a vida dos animais infetados, e impossibilitando que outros animais sejam colocados no canil municipal”, avançou a autarquia em comunicado.
Segundo a mesma informação, a situação foi identificada na manhã do dia 15 de outubro, quando um funcionário se dirigiu ao Centro de Recolha Oficial do município de Óbidos para proceder à limpeza e alimentação dos cães que lá se encontravam.
Nesse momento foram encontrados vários animais prostrados, “com diarreias de sangue e com vómitos frequentes”. Perante o cenário, o funcionário informou o veterinário ao serviço do município, que diagnosticou parvovirose. As tentativas para salvar os animais não tiveram sucesso.
“Dado o estado avançado da doença foi tomada a decisão de aliviar o sofrimento dos animais através da eutanásia, que se procede de acordo com normas sugeridas pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária”, acrescenta a autarquia.
O canil ficou fechado durante duas semanas, para desinfeções sistemáticas de modo a prevenir futuros contágios. Atualmente, está a funcionar “de forma normal”, tendo recebido já três animais, que estão disponíveis para adoção.
Segundo a Câmara de Óbidos, o Canil Municipal “tem condições de excelência, que não se encontram na maior parte dos concelhos do país, tendo o serviço de veterinária avançado, ao longo dos últimos anos, com várias campanhas de sensibilização, contra o abandono e de adoção de animais”.
A infraestrutura está equipada com seis boxes e tem capacidade para 18 cães pequenos ou seis grande. Em média alberga dez animais.
A autarquia frisa ainda que o mesmo serviço tem organizado campanhas de esterilização de animais de rua, em colaboração com a Associação Rede Leonardo.
BAPTISTA LOPES disse:
____MISERÁVEIS A QUEM MANDOU FAZER ESTA CHACINA, QUEM TEM CONHECIMENTO DESTA ATROCIDAD__E? OS AUTARCAS? O PRESIDENTE DA CAMARA? SEJA QUEM FOR NÃO DEIXA DE SER UM ASSASINO AUTORIZADO.________
Claudia Cristina disse:
Nao podemos excluir a parcela de culpa de cada um de nos, enquanto cidadaos, posto que e do conhecimento publico o triste fim que aguarda os animais dos canis municipais.
Temos de apoiar as associacoes de protecao a animais. Elas sobrevivem com imensas dificuldades, mas fazem de tudo para que nao precisemos de lamentar essas e outras situacoes de desprezo e desrespeito pela vida desses queridos amigos de 4 patas.
Sara disse:
Parece que ainda vivemos na Idade Média. Eu só espero que se faça justiça, e que quem praticou estes actos de crueldade sofra, grãozinho a grãozinho, aquilo que fez. E por mim, os seres humanos que assassinaram os pobres indefesos podem ser torturadinhos até à morte, que eu não sinto um pingo de pena ou de compaixão. Que seja feita justiça, divina ou terrena, magia negra ou voodo, ou seja o que for, mas que paguem pela desumanidade, pela crueldade e pela tamanha estupidez de que são capazes!
Que Deus guarde os cãezinhos que partiram. Que Deus os proteja e cuide deles, é só o que eu peço.
nuno disse:
Pena que o Sr Telmo Faria não tenha apanhado tambem a Parvovirose – os cães não faziam mal a ninguem, ao contrário de muitos politicos corruptos e aldrabões.
Se nós tratassemos os nossos politicos como este tratou os pobres animais os nossos problemas estariam terminados.
Porcos sem coração – os verdadeiros ANIMAIS são eles!
joana disse:
E pelos caes que vi nas fotos nenhum deles era bebe! E a parvovirose em cães adultos, por aquilo que li "Os sintomas clínicos da Parvovirose são: (entre outros) Os cães adultos não imunizados podem apresentar infecções suaves ou inaparentes que resultam em soro-conversão." Podem dizer o que entenderem. Para mim foi um caso de negligencia.
marta disse:
parvovirose? então não repararam nos sintomas? Os animais no canil não levam vacinas para prevenção e as de lei obrigatórias? A parvovirose faz parte dessas vacinas…. e exames, não? Sei lá para prevenir eventuais contágios?
Vergonha…. isso sim! Desculpas e fracas….
Maria Eugénia Colaço disse:
Sim, sim… Ficaram assim de repente, sem sintomas prévios, e logo todos os cães no mesmo estado avançado da doença. Quer dizer, no dia anterior estavam bem; no dia a seguir, a parvovirose já era intratável. O senhor veterinário municipal e a CMO devem pensar é que nós todos somos PARVOS.
tatiana disse:
eu sei que os caes tÊm uma doença grave mas a podiam tratalos se ouvesse cura 🙁