No concelho de Pombal , a proposta da Unidade Técnica avança com a agregação das freguesias de Albergaria dos Doze, Santiago de Litém e São Simão de Litém. Entre as razões evocadas realça-se “o estabelecimento de uma dimensão territorial que pode, por um lado reforçar o papel de Pombal na concentração dos subsistemas urbanos envolventes e, por outro lado, pode reforçar a dimensão do sistema de povoamento intralocal”.
Neste caso, a futura “União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e de Albergaria dos Doze” passará a ter uma população de 5.384 habitantes.
Outra das alterações passa pela agregação das freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, que irá juntar 6.438 habitantes e se irá designar “União das Freguesias de Guia, de Ilha e de Mata Mourisca”.
Das 17 freguesias que o concelho possui atualmente, Pombal passará a ter 13 freguesias.
Confira aqui o documento (proposta) da Unidade Técnica e o novo mapa do concelho (clique na imagem para aumentar)
Augusto disse:
Pior que esta união está o caso do concelho de Braga, onde a comissão técnica quer, juntar Ferreiros que atualmente tem perto de 10.000 pessoas com Gondizalves, que passariam a somar 12.000 pessoas, enquanto que deixa de fora das uniões, fregusias como; Lamas, Figueiredo, ambas com pouco mais de 300 Habitantes; ou então Ficar de fora Tebosa e Priscos com 400 ou 500 Habitantes, antes de fazer uma fusão das 2 freguesias. Estes senhores estão sentados nos gabinetes em Lisboa e não percebem do que estão a fazer.