Rodar os pulsos, alongar os dedos, estender um braço e depois outro, rodar os ombros para trás e para a frente, alongar o pescoço e a nuca, respirar, fletir uma perna de cada vez, agachar e rodar os joelhos.
Todas as manhãs, às 8 horas, 27 colaboradores da Valorlis afetos à estação de triagem reúnem-se para alguns exercícios de aquecimento. Uma prática diária que se repete desde o passado mês de julho, com a implementação de um programa de ginástica laboral na empresa multimunicipal sedeada nos Parceiros, Leiria.
Bastam dez minutos de exercício para preparar o corpo para o dia de trabalho que se segue e ajudar a prevenir lesões. E mais dez no final do dia, integrados no horário laboral, para a realização de novos exercícios de compensação e relaxamento, que contribuem para contrariar movimentos rotineiros e repetitivos e aliviar tensões e dores musculares.
Maria Rosa, que trabalha há três anos na Valorlis e em tempos frequentou o ginásio, faz um balanço positivo da experiência.
“Tenho tirado bons resultados e estes dez minutos são bons para relaxar”, adianta ao REGIÃO DE LEIRIA depois de orientar a sessão de grupo.
Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt
Leia a reportagem na íntegra na edição de 16 de novembro de 2012. Pode adquiri-la online aqui.