O Instituto Politécnico de Leiria apresentou, no passado dia 27, no Mercado de Santana, em Leiria, o projeto IPL (+) INCLUSIVO: Formar e informar para mudar atitudes.
A campanha, que visa promover ações de sensibilização da comunidade para a integração de pessoas com necessidades especiais, tem duração prevista de um ano, mas a coordenadora Josélia Neves afirmou esperar que “continue durante largos e bons anos”.
João Paulo Marques, vice-presidente do IPL, lembrou que o Instituto Politécnico “tem desenvolvido vários trabalhos na área da inclusão social, como o Centro de Recursos para a Inclusão Digital [CRID]” que “conta, atualmente, com 58 estudantes portadores de deficiência”.
João Paulo Marques chama a atenção, porém, para o facto de a inclusão “não se esgotar nas pessoas com deficiência”.
O evento de apresentação serviu também para mostrar os projetos de inclusão que o IPL já desenvolve, como os livros adaptados, a arte inclusiva, o design inclusivo e a campanha Mil Brinquedos, Mil Sorrisos.
Entretanto, já no próximo 8, realiza-se a III Gala da Inclusão, no Teatro José Lúcio da Silva, onde serão entregues brinquedos adaptados.