A Câmara Municipal da Nazaré e o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) estão a elaborar um acordo com vista à criação de um Centro de Apoio Social às Pescas, no Porto da Nazaré.
Este equipamento social para o setor da pesca local tem como objetivos “o apoio a casos de vulnerabilidade familiar e socioeconómica, e o desenvolvimento de ações de formação, administração de cuidados de saúde, acolhimento e alojamento temporário”, entre outros.
A criação do centro, numa área do domínio público marítimo com jurisdição portuária, constitui-se como uma “relevante valorização do porto enquanto centro vivencial das gentes locais, ligadas ao mar”, refere uma nota da autarquia.
Criado no âmbito do programa Rumo@Pesca, o projeto pretende também “proteger e valorizar os espaços físicos do porto, particularmente nos domínios da segurança, condições de trabalho e convívio profissional”.
Nos termos do acordo entre as duas entidades, o IPTM cede o terreno onde a Câmara da Nazaré vai construir e equipar o Centro de Apoio Social.
A estrutura deverá contar no seu interior com salas de formação, gabinetes técnicos para apoio social, financeiro e jurídico, um parque informático, áreas para prestação de cuidados de saúde e rastreios médicos, e um bar, entre outras comodidades.
Artur Ledesma
artur.ledesma@regiaodeleiria.pt