É necessária a realização de trabalhos urgentes no paredão da marginal da Praia da Vieira. Essa é a posição defendida pela Câmara da Marinha Grande que sublinha que o paredão corre o risco de ruir.
A autarquia argumenta que a Agência Portuguesa do Ambiente deverá agir com urgência, atendendo aos diversos pontos do paredão que apresentam debilidades que indiciam a possibilidade de virem a ruir.
O assunto foi igualmente o motivo de uma pergunta ao Governo, endereçada na última semana por três deputados socialistas eleitos pelo círculo de Leiria ao Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.
João Paulo Pedrosa, Odete João e Basílio Horta, sublinham a necessidade de “reforçar com pedra o paredão da Praia da Vieira para garantir a proteção de pessoas e bens daquela localidade, para além de questionarem para quando está prevista a construção de um esporão a sul da Praia da Vieira.
O esporão está previsto no Plano de Ordenamento da Orla Costeira Ovar/Marinha Grande e a sua construção permitiria atenuar a perda de areias na praia. Explicam os deputados que recentemente, “a forte agitação marítima levou parte do areal que protege o paredão”.
(Notícia publicada na edição de 10 de janeiro de 2013)