“Lugar Literário – Inventário do Espólio da Casa-Museu Afonso Lopes Vieira” é o mais recente olhar de Cristina Nobra para o legado do poeta Afonso Lopes Vieira.
Ao longo de um ano, a investigadora estudou aprofundadamente o recheio da Casa-Museu, desde o espólio documental ao mobiliário, passando pelas pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, têxteis, fotografias e diversos instrumentos científicos, metais, equipamentos e utensílios.
O livro é lançado sábado, na Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em S. Pedro de Moel, numa cerimónia que tem início às 15 horas. A apresentação estará a cargo de José Manuel de Oliveira, Conservador da Casa de Camilo.
No dia 9 de fevereiro é a vez de Leiria receber uma sessão de apresentação da obra. A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira é, claro, o local escolhido. Em Leiria, a apresentará será da responsabilidade de Ricardo Charters d’Azevedo.
Este é um trabalho que reúne o resultado da investigação feita por Cristina Nobre, um projeto inserido no Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) (CIID /INDEA), que decorreu entre novembro de 2010 e novembro de 2011 na Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, e que visou o estudo aprofundado do seu acervo.
Luís Neto disse:
Parabéns à ilustre Cristina Nobre. Votos de êxito no lançamento e que os eventos tenham boa participação do público.
Luís Neto