O Dia de Miguel Torga em Leiria volta a lembrar a passagem do escritor e médico pela cidade, numa fase da sua vida. Poesia e teatro marcam a efeméride neste sábado, 2 de fevereiro.
É a quinto ano do Dia de Miguel Torga em Leiria, uma organização da Junta de Freguesia de Leiria. Este ano, no âmbito das comemorações, há dois pontos altos, que decorrem na Sala Jaime Salazar Sampaio, em Leiria, a sala do grupo Te-Ato.
Às 21h30 são anunciados os premiados dos I Jogos Florais “Miguel Torga”.
Depois, às 22 horas, estreia “Chão de Enredos”, a evocação a Miguel Torga feita pelo Te-Ato.
A concepção e encenação é de João Lázaro, num espectáculo que aborda a passagem de Miguel Torga por Leiria, quando teve consultório na cidade (1939/1941-42).
Em palco cruza-se o o pensamento do cidadão comprometido na “coincidência social do escritor, cada vez mais empossado na sua responsabilidade ética pelo andamento do mundo” e esquissos da sua obra (“Bichos”, 1940; “Contos da Montanha”, 1941; “Rua”, 1942; “Novos Contos da Montanha”, 1944).
A interpretação é de Ana Ervilha, Ana Rita Santos, David Teles, Diana Rosa, Joana Pedro, João Moital, Miguel Sarreira, Pedro Antunes e Pedro Ferreira.