A terça-feira de Carnaval não é feriado, mas as câmaras de Leiria e Peniche, entre outros municípios, vão conceder tolerância de ponto aos seus funcionários, decisão que tem por base a prática de anos anteriores.
Em Peniche, o presidente António José Correia submeteu dia 23 de janeiro a proposta a reunião de vereadores. A autarquia mantém a tradição e dinamiza a comissão organizadora do Carnaval, que promove dois corsos, domingo e terça-feira. Estão confirmados 17 carros alegóricos.
Segundo António José Correia, o tecido empresarial também está a ajustar-se a esta realidade. “A indústria conserveira não trabalha, a pesca não vai ao mar”, refere, lembrando que milhares de pessoas assistem aos desfiles e participam no Carnaval de Peniche, o que é bom para a economia local.
Em Leiria, o presidente Raul Castro repete a folga do ano passado, por entender “que se deve manter esse direito para todos os funcionários”.
Manuel Santos Pereira, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local, adiantou que a estrutura vai “intervir junto das câmaras no sentido de ser concedida tolerância de ponto” e evitar a retirada de “dias de descanso” aos trabalhadores.
(Notícia publicada na edição de 24 de janeiro de 2013)