Pagar o IVA ou Imposto Único de Circulação, pedir o Registo Criminal, marcar consultas médicas, ou emitir certidões dos registos predial, civil ou comercial. Estes são alguns dos serviços que estarão disponíveis no Quiosque do Cidadão – um projeto-piloto do Governo que abrirá em breve em sete pontos do país, incluindo Ansião.
O quiosque será instalado à entrada do edifício dos Paços do Município e funcionará como uma alternativa às Lojas do Cidadão – ainda que com custos mais reduzidos para o Governo. Ali, serão disponibilizados quase todos os serviços existentes nas lojas, com exceção da emissão do cartão do cidadão.
O objetivo do Governo passa por garantir a igualdade no acesso à Administração Pública e seus serviços. “Esperamos que contribua para aproximar as pessoas e possibilitar que resolvam os seus problemas mais próximos das suas residências”, acrescenta o presidente de Câmara de Ansião, Rui Rocha, que espera que o balcão do concelho possa estar a funcionar até março.
Foi o próprio autarca quem manifestou interesse, junto da tutela, em acolher um dos primeiros quiosques. Além de Ansião, serão também instalados balcões em Marvila, Borba, Sintra, Mortágua, Golegã e na freguesia de S. Miguel, na Guarda.
(Notícia publicada na edição de 24 de janeiro de 2013)
Sandra M. Ferreira
sandra.ferreira@regiaodeleiria.pt