A Força Aérea Portuguesa vai realizar entre os dias 11 e 22 de fevereiro o seu exercício anual tático Real Thaw 2013 (RT13), coordenado a partir da Base Aérea de Monte Real (BA5).
O RT13 tem como principais objetivos “treinar, qualificar e aprontar as forças participantes para as exigências que estrategicamente se apresentam hoje a Portugal e às Alianças Internacionais de que o país faz parte”, revela a informação divulgada pela Força Aérea. Para isso, irão decorrer missões aéreas e terrestres em Monte Real, Seia, Trancoso, Guarda, Celorico da Beira, Pinhel, Meda e Lamego, tendo sempre como ponto de partida a BA5.
Além dos meios da Força Aérea, participarão também no exercício a Marinha, o Exército, e a nível internacional, forças dos Estados Unidos da América, da Holanda, da NATO e duas aeronaves da COBHAM.
O exercício RT13 tem página online onde a informação é atualizada diariamente com imagens, vídeos e comunicados e no dia 13 de fevereiro, o exercício inclui Spotter’s Day, ou seja, destina-se a todos os apreciadores de fotografia e amantes da aviação militar assim como da Força Aérea Portuguesa. Saiba mais aqui.
Margarida disse:
Qual é o objectivo deste exercício real? Não consigo perceber, como muitas outras coisas… Mania das grandezas! Estamos pobres e não é isto que vai ajudar a resolver nada. Fogo de vista!…