Gastão Neves, vereador da Câmara de Leiria, é o nome indicado pela concelhia do PSD para Leiria. O nome do candidato será apresentado amanhã, na assembleia de militantes do partido.
A decisão foi tomada ontem à noite pela secção concelhia do partido, por unanimidade, apurou o REGIÃO DE LEIRIA. Nenhum dos responsáveis contactados quis contudo confirmar o nome escolhido. Jorge Carreira, vice-presidente da secção, adiantou apenas que uma decisão foi tomada e que será posteriormente submetida à apreciação da estrutura distrital.
Remetendo mais comentários para depois da assembleia de militantes, Jaime Manso, também vice-presidente da concelhia, referiu, por sua vez, ter sido “encontrado o candidato [à câmara] e que a pessoa já aceitou”.
Gastão Neves, advogado de profissão, não confirmou nem desmentiu. “Será comunicado em tempo oportuno”, disse ao REGIÃO DE LEIRIA, frisando que o anúncio do candidato do PSD cabe à concelhia.
Apesar das várias tentativas, o REGIÃO DE LEIRIA não conseguiu contactar Álvaro Madureira, presidente da secção de Leiria.
Já Fernando Costa, presidente da Comissão Política Distrital do partido, reagiu positivamente à notícia manifestando o seu apoio. “A ser verdade, uma vez que não foi ainda comunicado oficialmente, acho que é uma boa escolha”. O dirigente disse “esperar o melhor resultado [dessa decisão]”, que “terá o apoio da distrital sem reservas”.
“A candidatura de Gastão Neves tem a virtude de poder unir o partido e ter o apoio da comissão política e da representação do PSD na Câmara”, acrescentou, considerando ainda que este será “um bom ponto de partida” para as eleições autárquicas.
O processo, notou, seguirá os trâmites normais da apreciação da proposta da concelhia, primeiro pela distrital e depois pela nacional, devendo ficar encerrado até final de março.
O nome de Gastão Neves, que assumiu o lugar de vereador na Câmara de Leiria em maio do ano passado, suscitou contudo surpresa entre alguns militantes.
Francisco Marques, que, em julho de 2011, se demitiu da vice-presidência da concelhia do PSD , afirmou-se surpreendido. “Não estava à espera desse nome”, admitiu, sublinhando que, no último plenário de militantes, “não houve qualquer indícios sobre a orientação a seguir pela comissão”.
João Costa, que também abandonou o cargo de vice-presidente da secção em julho de 2011, apenas adiantou que ficará “mais descansado se, de uma vez por todas, forem retirados de cima da mesa nomes de fora de Leiria e se o candidato for de Leiria”.
João Cunha, que concorreu contra Álvaro Madureira, nas últimas eleições para a concelhia do PSD, e José Benzinho, vereador do PSD na Câmara de Leiria, preferiram não comentar para já o nome avançado, esperando a confirmação no plenário a realizar amanhã.
Natural de Monte Real, onde tem escritório, Gastão Neves tem 47 anos, é casado e tem dois filhos. Assumiu o cargo de vereador da Câmara de Leiria em maio de 2012 após a suspensão de mandato de Filipa Alves. Integrou a candidatura do PSD à Câmara de Leiria em 2009, em nono lugar na lista liderada por Isabel Damasceno.
Na altura Gastão Neves integrava o escritório de advogados de Teófilo Santos, então diretor de campanha do PSD e atual vice-presidente da Comissão Distrital do partido.
Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt
Vítima disse:
Basta de injustiças. A Câmara de Leiria, foi condenada pelo Supremo Tribunal Administrativo e Fiscal, que anulou a alteração ao loteamento da Urbanização Val da Cabrita, nesta cidade, já passaram duas décadas. Não cumpriu a sentença, beneficiou e legalizou os edifícios construídos por pessoas conotadas com o poder da câmara, os quais beneficiaram de milhões de euros a coberto da câmara que não teve em conta a sentença a que foi condenada sem recurso, desobedece à lei, destrói e arruína com indiferença os proprietários vitimas das ilegalidades cometidas, acomoda-se e nada resolve enquanto beneficia de quantias avultadissimas do IMI, abandona os visados pela injustiça, continua indiferente a esta situação escandalosa. Que honestidade têm estes fora de lei? Também esta equipa já no fim deste mandato e nada fizeram para cumprir a sentença do supremo? Que autoridade e honestidade tem quem não cumpre a sentença do supremo Tribunal Administrativo e Fiscal e sabe que está a matar os visados indiferentes aos apelos.Isto é um escândalo e tem de ser denunciado., é urgente quem de direito fazer cumprir ou então a Justiça só funciona para o desgraçado.
Manso disse:
Só agora um filho da nossa terra teve a coragem de se candidatar a presidente da Câmara Municipal de Leiria, pois à cerca de cinquenta anos que fomos desgovernados por pessoas vindas de fora e que deram cobertura a Chicos espertos enriquecendo à custa dos munícipes. Vejamos: Edifícios com índice além do permitido, existem muitos nesta urbe, são sempre os mesmos, Ex. Roa José Jardim com Magalhães Pessoa, residencial São Francisco/todo o edifício. Ao cimo da Marquês de Pombal onde funciona O ACP, e edifício São Paulo, urbanização, quinta de São Venâncio, São Bartolomeu e outras. Tanto suborno que os descendentes destes se colam como iman para continuarem a encher os bolsos. Acorda Leiria que já é tarde…