O primeiro curso da D. Dinis Business School (DDBS) para empresários e gestores inaugurou com um grupo de 18 alunos. Um sonho de José Ribeiro Vieira, a escola de negócios nasce em Leiria num período agitado da economia portuguesa, em que o défice de habilitações académicas da maioria dos patrões contrasta com as novas competências que lhes são exigidas.
“Os desafios que se colocam ao nosso país exigem mais qualificações a todos os níveis”, reconhece Jorge Santos, presidente da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria. A DDBS visa ter “empresários melhor qualificados”, que aliem “competências de gestão” à conhecida “apetência pelo risco”.
Segundo dados da Fundação Manuel dos Santos, em 2010 cerca de 70% dos empregadores em Portugal tinham no máximo o 9º ano de escolaridade. É objetivo da business school contribuir para corrigir esta estatística.
Os parceiros da NERLEI no projeto são a AMLEI – Associação de Municípios da Região de Leiria; a ACILIS – Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós; o IPL- Instituto Politécnico de Leiria e a Fundação Caixa de Crédito de Leiria.
No curso de especialização de gestão para PME que arrancou no dia 4 de abril, cerca de metade dos formandos são licenciados e também cerca de metade são gerentes ou administradores de empresas, explicou Luís Malhó, diretor da escola.
Pagam 1.000 euros por 72 horas de formação. Entre os docentes, contam-se nomes como Luís Nazaré, João Carvalho das Neves e Albino Lopes.
Leia a reportagem completa na edição de 11 de abril de 2013. Pode adquirir o jornal online aqui.
Cláudio Garcia
claudio.garcia@regiaodeleiria.pt