Daniel Branquinho é estudante no Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e dono de um velhinho Fiat Uno, que trata carinhosamente por “Leonor”.
Depois de o salvar do abate, pretende no próximo verão viajar até à sede da marca italiana, em Turim, para recolher duas assinaturas e promover o curso de Engenharia Automóvel que frequenta na Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
O plano está em marcha desde fevereiro e a “Leonor”, uma viatura especial, já foi assinada por dezenas de amigos. Entre os nomes também há famosos: o humorista Nilton e o antigo futebolista Paulo Costinha.
O objetivo da viagem ao norte de Itália é juntar-lhes os autógrafos de John Elkann e de Sergio Marchionne, respetivamente vice-presidente e diretor executivo da Fiat. E desse modo atrair publicidade para o curso de engenharia automóvel do IPLeiria.
Segundo João Menino, que estuda cozinha e pastelaria na Escola Profissional de Leiria, o projeto 1Trip2Sign’13 começou por brincadeira, mas atraiu apoios do concessionário A. Braz Heleno, do IPLeiria e da Câmara Municipal de Leiria.
A ideia é percorrer 2.027 quilómetros e ligar Lisboa a Turim em cinco dias, com paragem em Madrid, Barcelona e Mónaco.
Está prevista uma partida simbólica junto às instalações do curso de Engenharia Automóvel da ESTG. O início da aventura, em que também participa Hugo Mendes, aluno de Informática para a Saúde, está marcado para 23 de agosto. Nesse dia, a “Leonor” comemora 25 anos.
(Notícia publicada na edição de 2 de maio de 2013)