O Centro de Interpretação Abrigo do Lagar Velho – Lapedo, em Santa Eufémia, vai passar a estar aberto aos sábados e domingos, entre 1 de agosto e 15 de setembro, das 14 às 19 horas.
A reabertura da estrutura tem como objetivo dar a conhecer os resultados da investigação realizada no sítio arqueológico do Abrigo do Lagar Velho.
O sítio arqueológico ficou mundialmente conhecido, em 1998, pela descoberta do Menino do Lapedo: o esqueleto de uma criança de 4 anos, que tinha sido sepultada há cerca de 24.500 anos, envolta num conjunto de sinais e objetos que revelavam um ritual de enterramento, típico daquela época, o Paleolítico Superior.
O Centro de Interpretação Ambiental do Abrigo do Lagar Velho alberga uma réplica à escala real da cabeça do Menino do Lapedo, da autoria do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Os processos de reconstrução facial, efetuados a partir de técnicas forenses, permitem reconstituir, com elevado grau de exatidão, o aspeto original que teria um indivíduo do qual só nos resta o crânio.
Recentemente classificado como Monumento Nacional, durante o resto do ano as visitas ao centro funcionam por marcação (244 839 661).