E que tal promover a região em cima de uma moto com 38 anos de idade? A ideia já é bem mais do que isso. É o projeto de Bruno Gaspar, um jovem criativo e empresário de Torrinhas, Batalha.
A moto, explica, “foi-me oferecida por um tio da minha mãe e que eu guardei sempre com muito carinho”. E no projeto que está a desenvolver, e que passa por divulgar a região da Alta Estremadura, ela acaba por ser “símbolo máximo do nosso portuguesismo”.
Na prática, confessa, “serve de mascote” no processo de recolha “através de imagens e diálogo o que de tão importante existe em cada região”. E foi a visualização de diversos filmes sobre etnografia que lhe abriram as portas à imaginação: “Achei que podia desenvolver algo que pudesse ter um formato para TV e ao mesmo tempo para promoção de regiões de Portugal”, adianta.
Ora, a aventura de descoberta da região já chegou ao pequeno ecrã, na estação de televisão SIC, mas até poderá evoluir para uma série de episódios televisivos sobre esta região e outras.
A ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura “decidiu patrocinar esta primeira fase da viagem pela Alta Estremadura, com base no apoio financeiro do PRODER”, adianta.
A ideia passa por “promover o desenvolvimento económico, social e cultural deste território. A par das intenções da ADAE, quero promover o território, os seus valores, tradições, desde a cultura, ao património e à gastronomia”.
O projeto arrancou no início deste ano e a primeira fase deve terminar em setembro. Deverá depois continuar no resto do país até finais do próximo ano.
Carlos S. Almeida
carlos.almeida@regiaodeleiria.pt