Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

A Corda: Vou ali abandonar um animal… já venho!

Em Portugal abandonam-se animais como se despeja um saco de lixo… que enorme falta de compaixão!

Rui-costa
Rui Costa, músico rui.costa@regiaodeleiria.pt

Em Portugal abandonam-se animais como se despeja um saco de lixo… que enorme falta de compaixão! Lembro-me há uns anos de abandonarem uma gatinha à minha porta, uma cria que ainda estava a ser amamentada, no dia em que ia de férias para o Algarve. A solução foi comprar leite em pó e levá-la comigo! É que nem sequer deu tempo para procurar outras alternativas. Já perdi a conta do número de animais que eu e outros bons amigos tivemos de socorrer. Acho que para compensar a grande falta de formação de muitos cidadãos portugueses, outros têm de dar mais! Não me importo, mas às vezes é cansativo e torna-se frustrante! Por exemplo, foi muito frustrante quando estive envolvido com um grupo fabuloso de pessoas, no salvamento da Spirit, uma égua abandonada num charco, e as “autoridades competentes” demoraram demasiado tempo a dar uma resposta à situação, o que viria a determinar o triste desfecho que teve a Spirit. Fiquei muito zangado nessa altura porque ainda vivemos num país de terceiro mundo no que diz respeito aos direitos dos animais… e não só, até os nossos estão em perigo, quanto mais os direitos dos bichos!

A nossa sociedade é muito atrasada, é por isso que a televisão pública ainda transmite verdadeiros espectáculos de tortura a que chamam touradas… e não me venham falar de cultura, porque já não estamos na Idade Média! As sociedade e os povos evoluem, não faz sentido continuar a torturar animais, não faz sentido toda aquela violência!

Hoje, no dia em que escrevo esta crónica, deparei-me com mais duas cadelinhas abandonadas a um canto, indefesas, sujas e carregadas de carraças… e mais uma vez não consegui ficar indiferente a mais um abandono, algo muito banal, demasiado, neste país em crise… crise financeira e uma enorme crise de valores. O Estado não pode continuar a lavar as mãos em relação a este grave problema, é que há coisas muito mais importantes que…por exemplo, submarinos! É que ainda por cima os submarinos nem sequer apagam incêndios, mas ajudam a aumentar a conta bancária de certos partidos. Em Portugal, quase todos os caminhos vão dar à corrupção e todos sofremos com isso, até os animais!

Escrito de acordo com a antiga ortografia

(texto publicado na edição de 5 de setembro de 2013)