Um novo passo foi dado com vista à instalação de câmaras de videovigilância no centro histórico da cidade de Leiria. O protocolo, assinado entre o município de Leiria e a PSP, prevê a colocação de 19 câmaras mais de dois anos e meio depois da assinatura do Contrato Local de Segurança.
Para a concretização do projeto, que tem por objetivo prevenir e reprimir a prática de crimes, a Câmara de Leiria disponibilizou à PSP um estudo com as características técnicas dos equipamentos do sistema de videovigilância, sala de controlo e comunicações, que serão garantidas através de rede wireless. Compete agora à PSP formalizar a candidatura junto do Ministério da Administração Interna e submeter o processo à Comissão Nacional de Proteção de Dados para emissão de parecer.
Definido o tipo de equipamento a adotar, a Câmara admite estudar duas hipóteses: a aquisição e o aluguer do sistema durante dois anos. Em caso de compra, o investimento poderá rondar os 150 mil euros, adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA Raul Castro, presidente da Câmara, que admite a possibilidade de alargar mais tarde a videovigilância a outras zonas da cidade.
“E não há que haver traumas”, considera o autarca. “Vamos na autoestrada, ao multibanco ou a algumas lojas e somos filmados. Só quem deve é que pode estar com problemas”, comentou.
(Notícia publicada na edição de 5 de setembro de 2013)
MR