O Núcleo de Arte Sacra de Aljubarrota foi inaugurado dia 11 de novembro na Igreja Paroquial de São Vicente.
O projeto, que teve início em março de 2011, fica a dever-se à iniciativa do pároco Ramiro Portela, e contou com o apoio do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Alcobaça.
Considerado o mais recente espaço museológico alcobacense, envolve as áreas da museologia, arquitetura e da conservação e restauro, e tem como objetivo contribuir para a “salvaguarda e divulgação de um vasto espólio do Século XV ao Século XX”.
“Além de ter contemplado a requalificação arquitetónica do espaço de acolhimento da exposição”, o projeto inclui ainda a “constituição de um espaço de reserva e laboratório de conservação e restauro do acervo não exposto que ascende a 250 peças”, refere a autarquia
Na inauguração, foi também assinado um protocolo tripartido entre a paróquia de Aljubarrota, o município de Alcobaça e a Junta de Freguesia de Aljubarrota, tendo em vista a conservação, a investigação e a divulgação futura do museu paroquiano. Está ainda prevista a inclusão do novo núcleo num roteiro cultural e patrimonial de Aljubarrota envolvendo as próprias capelas da paroquia.
(Notícia publicada na edição de 14 de novembro de 2013)
AL