A Comissão Concelhia de Alcobaça do PCP manifestou preocupação com o desemprego no concelho, que admitiu atingir, neste momento, cerca de 4 400 pessoas.
Segundo o PCP, cerca de 2700 desempregados estão inscritos no Centro de Emprego, mais do que o dobro da taxa nacional de desemprego, a que acresce 1200 em programas ocupacionais e de formação, estimando ainda 500 pessoas que não estão em qualquer programa nem inscritos.
Para o PCP trata-se de um “número impressionante e que exige respostas urgentes do Governo, da câmara, das empresas e das instituições”.
O PCP denuncia ainda que “a oferta de emprego existente, além de precária, é de salários baixos” e sustenta que “continuam a encerrar empresas do sector produtivo, o que trará inevitavelmente mais desemprego”, sendo as freguesias de Alcobaça, Benedita e Pataias as mais atingidas e os sectores da cerâmica, mobiliário e moldes os que mais tem contribuído para o agravamento da situação.
Nelson cravo disse:
Tanto em alcobaça, como em qualquer ponto do país, esta praga do desemprego, por más politicas que sempre funcionaram ao longo dos tempos; e que hoje cada vez mais estamos a pagar a factura, jamais terá solução a curto ou médio prazo; e a longo prazo uma grande guerra acontecerá. Mesmo que os trabalhadores que restam, trabalhassem de graça, nem mesmo asssim, haveria solução. Estamos cada vez a viver, numa selva. e numa selva existe a luta pela sobrevivencia.