Primeiro o Canhão da Nazaré, agora a Península de Peniche. Joana Andrade, ex-surfista profissional, apanhou a maior onda surfada por uma mulher em Portugal, e está entre as candidatas ao prémio Billabong XXL, na categoria “Biggest Wave Ride” feminino.
Estima-se que a onda da Papoa, considerada segundo António Silva “a Mavericks portuguesa”, teria entre 8 a 10 metros e aconteceu numa situação excepcional.
A ex surfista profissional,de 33 anos e residente na Ericeira, conta já com vários títulos a nível nacional e europeu, e desta vez, aventurou-se nas ondas grandes de Peniche, que se registaram no passado dia 23.
Segundo a equipa da Jet Resgate Portugal, presente no local, “a península de Peniche, quando favorecida pelas condições ideais, torna-se facilmente num dos melhores locais para a prática do surf em ondas grandes no nosso país”.
Aliando o espírito de surf e as condições naturais da costa, a oferta de surf em Peniche revela-se cada vez mais abrangente e complementar, sustentando cada vez com mais ênfase o slogan “Peniche – Capital da Onda”.
A sessão foi registada por muitos fotógrafos, merecendo destaque a fotografia obtida por João Rosado, de Peniche que foi adotada como a foto principal da candidatura.
Foto: João Rosado
Westnelson disse:
Há uma diferença entre "a maior onda surfada por uma mulher em Portugal" como dizem na peça – e essa pertence a Maya Gabeira, na Nazaré (por duas vezes) -, e "a onda maior surfada por uma mulher portuguesa", como é o caso desta notícia, segundo se pode entender da mesma, havendo ali um erro por rectificar…