O medronheiro é um arbusto espontâneo que existe em grande número nas florestas de Pedrógão Grande. Do seu fruto produz-se uma famosa aguardente, mas também há quem o consuma ao natural ou em compotas e doces.
Em fevereiro, o concelho do norte do distrito de Leiria dedica-lhe um programa especial, dividido por dois fins de semana que associam gastronomia e desporto de natureza e motorizado: sempre com o medronho como inspiração.
Procurando promover este património natural do concelho, a Câmara de Pedrógão Grande propõe para este domingo passeios pedestre e de BTT.
Depois, a meio do mês, dia 16, há passeios de tratores, motorizadas e todo-o-terreno. No final de cada um dos dias, os participantes são convidados a descobrir o processo de fabrico artesanal de aguardente de medronho em alambique de cobre e a degustar uma prova de enchidos regionais.
Ambas as atividades têm início no Centro de Interpretação Turística e finalizam na povoação de Outão, onde será servido o almoço e feita a aguardente.
Inscrições e outras informações para os vários programas podem ser obtidas pelos números 969 397 334 e 919 675 275. O preço da participação varia entre 7 e 20 euros e inclui almoço.