Uma viagem ao passado, ao tempo em que o concelho foi administrado por Eça de Queiroz, é a grande aposta da Câmara de Leiria para 2014.
Ao longo do ano, um programa que inclui visitas, música, animação teatral, artesãos a trabalhar ao vivo, comércio de época, bem como a recriação histórica de um baile “queiroziano” da elite urbana de Leiria do final do século XIX, propõe à população e visitantes vivenciar a cidade de outro moto.
O sucesso da Rota do Crime do Padre Amaro inspirou a autarquia para lançar “Eça 2014”, que cruza diversas atividades – umas já a decorrer, outras que são absoluta novidade – em torno da presença do escritor em Leiria e da inspiração que bebeu na cidade para escrever um dos romances mais famosos do mundo.
Em parceria com a Câmara de Leiria vão trabalhar para “Eça 2014” entidades como o Orfeão de Leiria, Associação SemprAudaz, AFA – Associação Fazer Avançar, Escola Profissional de Leiria, Teatro José Lúcio da Silva, Associação Folclórica da Alta Estremadura, Leirena Teatro e a artista plástica Sílvia Patrício.
Entre os vários eventos, nota para a Semana Gastronómica Queiroziana, agendada para 17 e 21 de março, com ementas baseadas em pratos presentes nas obras de Eça de Queiroz.
Mais tarde, dias 31 de maio e 1 de junho, a recriação histórica de Leiria no século XIX vai mobilizar mais de mil figurantes nas ruas de Leiria, com a participação de 20 ranchos folclóricos.