O árbitro internacional português Olegário Benquerença, de Leiria, foi nomeado pela UEFA para dirigir um dos jogos da primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões de futebol.
A UEFA ainda não revelou qual dos desafios vai dirigir o árbitro leiriense, sendo que se vão defrontar Inter e Barcelona numa das “meias” e Bayern de Munique e Lyon na outra. A primeira “mão” realiza-se dia 20 ou 21 de Abril.
Olegário Benquerença, que foi um dos 30 árbitros convocados para o Mundial 2010, vai ser auxiliado por José Cardinal e Bertino Miranda, bem como pelo quarto árbitro Artur Soares Dias.
Na “champions”, Olegário Benquerença já dirigiu este ano o AC Milan – Manchester United e o Bordéus – Olympiacos.
Olegário Benquerença considera esta nomeação como um “mérito para a arbitragem” portuguesa.
“Confesso, não me custa dizê-lo e ainda que possa parecer imodesto, que ter sido nomeado pela UEFA para uma das meias finais da Liga dos Campeões é um motivo de grande orgulho pessoal, que estendo à minha equipa. É um mérito da arbitragem portuguesa, que tantas vezes é tão mal dita e tão criticada – umas vezes mais justamente e muitas delas injustamente”, afirmou o árbitro, em declarações à Agência Lusa.
“É o reconhecimento que as instâncias europeias têm para a categoria dos árbitros portugueses. Calhou-me a mim, como, seguramente, poderia calhar a meia dúzia de árbitros portugueses que tinham capacidade e qualidade para desempenhar funções num jogo desta natureza”, sublinhou.