Durante dois dias, Pombal vai recuar à Idade Média. Dezenas de figurantes vão invadir o castelo da cidade, nos dias 12 e 13 de abril, num mercado medieval que assinala a reabertura do monumento ao público, após um período de encerramento para a realização de obras.
As portas estarão abertas durante todo o dia (sábado, dia 12, o mercado encerra às 24 horas e, no domingo, funciona até às 22 horas). Dentro das muralhas, haverá tasquinhas, exposições de artesanato, encenações de época, animação musical e vários workshops associados à Idade Média, adianta fonte da autarquia.
A cerimónia de “entrega das chaves do castelo” – o momento que marca, simbolicamente, a inauguração das obras – acontece às 14 horas de sábado. A população será, depois, convidada a entrar e visitar o interior, que foi limpo e requalificado.
O que há de novo? A torre de menagem foi transformada num espaço museológico e, dentro das muralhas, foi criado um posto de atendimento aos turistas. A intervenção abrangeu ainda a sonorização e iluminação do castelo, que assim passa a ter condições para acolher espetáculos.
O projeto representa um investimento de 483 mil euros (verba que inclui também uma intervenção a realizar na Torre do Relógio Velho e a produção de dois filmes sobre a história do castelo – que poderão ser visionados durante o fim de semana), financiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Recorde-se que a zona envolvente do castelo já tinha sido recuperada no âmbito do projeto de regeneração urbana da cidade, que inclui a construção de uma cafetaria junto à entrada das muralhas.
Sandra Mesquita Ferreira
sandra.ferreira@regiaodeleiria.pt
(Notícia publicada na edição de 3 de abirl de 2014)
Marco disse:
Uma boa iniciativa, devia ser repetida mais vezes por outras zonas também.