A equipa de futsal da Burinhosa venceu ontem, nos Açores, a formação de Rabo de Peixe por 1-5 e confirmou a subida à I divisão nacional de futsal, o escalão mais elevado da modalidade.
Este é um feito histórico para a equipa de Alcobaça que, já na época passada, esteve próximo de atingir este objetivo.
Na última jornada do campeonato da II Divisão B, só a vitória interessava à Burinhosa que não vacilou e carimbou o resultado final em 1-5.
A festa, como seria de prever, não se fez esperar. Começou nos Açores, após o apito final da partida, e na localidade da freguesia de Pataias e continuou noite dentro. Primeiro, no aeroporto, à chegada dos atletas e equipa técnica com dezenas de pessoas para os aplaudir e depois na Burinhosa.
Veja o vídeo da chegada da equipa aqui.
A última vez que uma equipa da região tinha atuado neste escalão fora em 2010/2011, com o Instituto D. João V, orientado, na altura por Nuno Dias, atualmente a treinar o Sporting.
Contudo, a última jornada não se fez só de alegrias. Na mesma série, a Mendiga (Porto de Mós) precisava de ganhar para evitar a despromoção, mas não o conseguiu. A derrota por 1-3 com Os Vinhais relega a equipa para a III divisão nacional.