Ligar a agricultura ao turismo e atrair consumidores para as marcas de Alcobaça. Este é o objetivo maior de um novo projeto que envolve circuitos de visitação e a abertura de um espaço de exposição e venda de produtos locais.
O showroom Granja de Cister inaugurou nas instalações da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, organização com dois mil sócios ativos que é responsável por esta iniciativa.
Com 400 metros quadrados, a loja apresenta e comercializa bens de origem agrícola produzidos no concelho. Fruta, fruta transformada, hortícolas, vinhos, licores, azeites, queijos e enchidos, com destaque para a maçã, a pêra e a ginja.
Procura-se “promover a agricultura local, todos os associados e os seus produtos que valorizem Alcobaça enquanto região agrícola por excelência”, explica o diretor de serviços da Cooperativa, Ricardo Santos.
Em simultâneo, está prevista a criação de circuitos turísticos agregados em rede sob a marca Somos da Terra, que visam atrair visitantes às explorações agrícolas e dar a conhecer as boas práticas de respeito pelo meio ambiente, saúde e segurança alimentar.
“Alcobaça tem produto de elevada qualidade e as técnicas de cultivo utilizadas estão ao nível do melhor que há no mundo”, salienta Ricardo Santos.
A expectativa é que os consumidores tenham esta informação em conta na hora de escolher artigos e marcas nas prateleiras dos supermercados.
O projeto é mais uma prova de que o sector está bem vivo no concelho. “Historicamente tem um peso muito significativo. E desde 2008, com o agravar da crise, ainda maior”, afirma Ricardo Santos.
CG
(Notícia publicada na edição de 19 de junho de 2014, editado para online)