A baía de São Martinho do Porto, em Alcobaça, recebeu ontem a visita inesperada de uma foca. O animal, cinzento e já adulto, foi avistado depois das 19 horas, no parque aquático insuflável montado nas águas da baía, onde voltou a aparecer hoje de manhã.
Segundo Jorge Gorricha, comandante local da Polícia Marítima, esta pode não ter sido a primeira aparição do animal, uma vez que existem relatos de pescadores que afirmam o terem visto dias antes na Nazaré.
A foca, que subiu ao insuflável, foi sujeita a uma avaliação por técnicos do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios (CRAM-Q). A tentativa de aproximação afugentou contudo a foca que mergulhou e desapareceu.
A situação não é frequente nas nossas águas, mas também não é completamente insólita, conta Jorge Gorricha ao REGIÃO DE LEIRIA.
Hoje, por questões de segurança e na tentativa de esclarecer a situação foi hasteada bandeira amarela.
“A bandeira amarela é sobretudo para os banhistas não nadarem para perto do animal caso ele apareça”, esclarece o comandante. “Aparentemente não se trata de perigo, mas sim de cautela. É uma forma de aumentar a vigilância.”, acrescenta.
A situação surpreendeu os banhistas que rapidamente se juntaram para observar a visitante. Segundo apurámos, a foca foi avistada pela última vez a aproximar-se da barra de S. Martinho do Porto. Se volta ou não, não se sabe.
Veja mais imagens da foca no blogue Unir Alcobaça.
JP