O projeto de valorização e requalificação da antiga pedreira em São Bento, onde foi descoberta uma praia jurássica, deverá ser conhecido ainda este ano.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) adianta que o plano final deverá estar concluído “durante o segundo semestre de 2014”, estando “a ser avaliadas fontes de financiamento para a sua execução”, sendo que é ainda prematuro indicar os custos.
A indicação foi adiantada pelo ICNF numa resposta escrita à agência Lusa e surge depois da contestação das autarquias locais pelo facto do instituto, no início do ano, ter autorizado a retirada do local de fósseis e do Parlamento ter aprovado aprovou uma resolução que recomenda ao Governo medidas de proteção e valorização da praia jurássica.
Já em abril, o ICNF apresentou um anteprojeto para o local. Entre as ações previstas está a instalação de passadiços e, também, a recuperação de uma ruína existente para apoio à visitação.
Atenuar o efeito erosivo das águas superficiais e colocar réplicas nos locais dos exemplares retirados são outros dos trabalhos previstos. A intervenção contempla ainda a criação de uma zona de estacionamento, fora da área da laje, a requalificação da envolvente e a colocação de material informativo.
(Notícia publicada na edição de 10 de julho de 2014)