Oito pontos percentuais fazem a diferença. Leiria está acima da média nacional (68%) de lares onde é feita a separação de resíduos. Cerca de 76,3% dos lares contactados pela Sociedade Ponto Verde, entre 1 e 4 de julho, confirmaram fazer reciclagem.
No total, a Sociedade Ponto Verde visitou 32.721 lares no concelho de Leiria, com contacto efetivo em 6.687 lares, com o objetivo de sensibilizar os habitantes para adotar comportamentos de separação de resíduos. Destes apenas 23,7% disse não ter em conta tal comportamento amigo do ambiente.
Os dados foram revelados pelo diretor do Departamento de Gestão de Resíduos da Sociedade Ponto Verde, João Letras, satisfeito com o comportamento dos leirienses. No decorrer da visita da “Missão Reciclar”, disse, foram ainda distribuídos 6.204 ecobags (três sacos das cores dos ecopontos para separação seletiva) e corrigidos alguns erros no ato da separação.
Sobre os principais motivos para a não separação doméstica do lixo produzido, os leirienses abordados pela Sociedade Ponto Verde apontaram a falta de recipientes próprios para o efeito (27%), o trabalho que a separação exige (20%) e a existência de um ecoponto distante (17%) como principais causas.
Ricardo santos, vereador da Câmara de Leiria, entende que “o resultado é muito positivo e deve ser valorizado”, acrescentando que a autarquia pretende “continuar a trabalhar e não ficar de braços cruzados”.
A Missão Reciclar também percorreu o concelho de Ourém, onde os resultados em 1.590 lares revelaram que 65,6% dos inquiridos fazem reciclagem de embalagens usadas. Foram entregues 1.554 ecobags.
MG
(Notícia publicada na edição de 24 de julho de 2014)