A partir de hoje, segunda-feira, os serviços do centro de saúde de Pombal passam a funcionar nos monoblocos instalados no parque de estacionamento daquela unidade de saúde. A medida, provisória, vai permitir a realização de obras no interior do edifício.
Recorde-se que o centro de saúde de Pombal vai ser remodelado e ampliado, numa intervenção de 1,35 milhões de euros (investimento financiado pelo programa Mais Centro e custeado pela autarquia em 15%). As obras de ampliação já foram iniciadas no início de julho, mas a remodelação do edifício antigo implica a deslocalização de todos os serviços sedeados na unidade.
A mudança do equipamento começou a ser feita sexta-feira, dia 29, e deverá estar concluída na tarde de hoje, revelou ao REGIÃO DE LEIRIA fonte da autarquia. Todos os serviços ficarão a funcionar nos contentores (cujo aluguer representa um custo de 74 mil euros para o município), exceto a unidade de saúde pública, que será deslocalizada para o edifício do parque de estacionamento de S. Sebastião.
“Esta é uma das operações mais complexas em que o município já se envolveu”, afirmou o presidente da Câmara, Diogo Mateus, em maio, na sessão de apresentação pública das obras.
O projeto prevê a reformulação total dos dois pisos do edifício e a uma ampliação de 300 metros quadrados.
O rés-do-chão vai passar a ter cinco gabinetes médicos, salas de tratamentos e zona de fisioterapia. Albergará também os serviços administrativos da unidade de saúde e o Centro de Apoio à Toxicodependência, que atualmente funciona em instalações arrendadas.
O primeiro andar do edifício será dividido pelas duas unidades de cuidados de saúde personalizados que integram o centro de saúde de Pombal, cada uma com oito gabinetes médicos e três enfermarias.
Sandra Mesquita Ferreira
sandra.ferreira@regiaodeleiria.pt