A população de Moinhos de Carvide, pertencente à União de Freguesias de Monte Real e Carvide, no concelho de Leiria, mostrou a sua indignação pelo encerramento da Escola de 1º ciclo na localidade, na passada segunda-feira, com a realização de cerimónias fúnebres ao edifício.
A iniciativa juntou dezenas de pessoas que manifestaram a sua indignação pela medida adotada pelo ministério da Educação, argumentando que o estabelecimento de ensino para onde os alunos foram reencaminhados – no lugar de Outeiro da Fonte, pertencente à mesma freguesia – não tem as infraestruturas que a escola de Moinhos de Carvide dispõe, nomeadamente, biblioteca, polidesportivo, aquecimento elétrico, cantina dentro das instalações, assim como a ausência de um vigilante para o transporte escolar as crianças.
Segundo os responsáveis da cerimónia, as “opções economicistas” da decisão estão a degradar ainda mais o sistema de educação e vão contra as “medidas amigas de fixam população em espaços rurais”. Criticam ainda as posições tomadas pela Junta de Freguesia, Câmara municipal e Agrupamento de escolas Rainha Santa Isabel.