Mais de um milhão de gatos estão localizados num mapa interativo mundial e a região de Leiria não é exceção.
A ideia partiu de Owen Mundy, um programador da Universidade da Florida, nos Estados Unidos, através do projeto I Know Where Your Cat Lives (traduzido para português como “Eu sei onde vive o teu gato”). O objetivo inicial do criador era perceber até que ponto os utilizadores de internet partilham informação nas redes sociais, através de uma fotografia de um animal de estimação e como é fácil aceder a esses dados, mas a tag cat acabou por dar vida a um projeto.
Fique o leitor descansado porque a morada de casa não é revelada, nem o seu número de telefone. Na realidade, o mapa interativo localiza nas diferentes redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Flickr, …), a tag cat associada a fotografias, e somente se o autor da imagem partilhar as coordenadas geográficas é que o gato é identificado. Para ter uma ideia, existem em todo o planeta mais de 15 milhões de fotografias partilhadas publicamente com a tag associada e milhares são introduzidas todos os dias.
Em Portugal, a página I Know Where Your Cat Lives localiza mais de 4.350 felinos, dos quais 256 são na região. Em Leiria estão sinalizados 45, mais 30 na zona de Batalha e Fátima e outros 15 na Marinha Grande.
Os números estão bem longe da realidade mundial. Os Estados Unidos ocupam o número 1, com mais de 236 mil imagens, seguidos da Rússia com 88 mil e do Reino Unido com 79.943 imagens.
A localização do gato não é 100% precisa, depende sempre do local e de quem tirou a foto. O próprio autor do projeto confessa que esta não é uma informação de vida ou de morte. “Não, não sabemos onde mora o seu gato, nem nos importamos”, admite.
Contudo, se preferir que o seu gato não conste deste mapa, basta alterar as configurações de privacidade das fotos e em 30 dias a foto desaparece da página.