A ideia era antiga e ganhou forma este ano. O Clube de Badminton de Leiria (CBL) lançou uma escola de formação, com o objetivo de potenciar a modalidade junto de crianças e jovens.
“Existem muitas escolas no país e na Europa e o CBL não quer limitar-se apenas a jogadores seniores. Os escalões mais novos são um motivo de estabilidade para o clube mas também intervêm na formação das pessoas como atletas e cidadãos”, refere João Lopes, treinador e diretor técnico do clube.
Os treinos da Escola de Formação Miguel Alves estão a decorrer na secundária Henrique Sommer, na Maceira, às quartas e sextas-feiras, das 18 às 19 horas, atualmente com 12 atletas. Todavia, o técnico pretende ver o grupo crescer até aos 25 praticantes. “O nosso público-alvo está nos estudantes do 3º e 4º ano, cuja idade, entre os 8 e os 10 anos, é ótima para começar a prática desportiva de badminton, uma modalidade olímpica”, afirma.
A atividade do grupo vai passar nos próximos meses pela competição interna, alargando-se depois a torneios regionais e nacionais.
O nome da escola é uma homenagem um antigo atleta, que faleceu vítima de um atropelamento há nove anos, e a direção aceitou a sugestão com agrado. “Entendemos que tem tudo para avançar”, explica João Lopes, que fez dupla com Miguel Alves enquanto atleta.
Os interessados podem contactar o clube no Facebook, email cbl@fpbadminton.com ou número 918 572 133.
Marina Guerra