“A importância das associações cívicas na vida das comunidades e no desenvolvimento do território” é o tema que traz Marcelo Rebelo de Sousa a Leiria, este sábado, dia 15.
A convite da ADLEI – Associação para o Desenvolvimento da Região de Leiria, o professor e comentador político fará uma intervenção na sessão comemorativa dos 25 anos daquela associação que vai decorrer na Fundação Caixa Agrícola de Leiria, no Terreiro, com início às 18 horas.
Ao REGIÃO DE LEIRIA, João Poças Santos, presidente da direção, destaca como linha de força da associação ,nestes 25 anos, o “exercício coletivo da cidadania”, constituindo-se a ADLEI como “uma plataforma aberta e livre onde se juntam homens e mulheres que sentem que a intervenção cívica na cidade e na região não se esgota no plano individual”.
Da atividade desenvolvida o presidente elege, “pelo seu carácter marcante”, a realização de quatro congressos regionais, a criação do CEPAE e os debates frequentes em torno da atualidade regional
Já entre os desafios para o futuro, Poças Santos realça o debate sobre a privatização do abastecimento público de água em Leiria, a revisão do Plano Diretor Municipal e a despoluição da Bacia do Lis.