Correr longamente de costas, escalar de patins, recitar de cor três mil poemas, rasgar listas telefónicas da Suíça em três segundos. O cenário surrealista é só uma porção do que a 20ª edição de Impossibility Challenger traz a Leiria neste fim de semana. O Estádio Municipal recebe dezena e meia de aventureiros decididos a quebrar limites. E convida-nos a assistir.
Criado pelo filósofo pacifista indiano Sri Chinmoy, o Impossibility Challenger está pela primeira em Portugal com muitos recordes não-olímpicos por bater e imbuído do espírito do fundador (já desaparecido): inspirar quem assiste à alegria pela superação do aparentemente impossível.
“Estamos com expetativas muito positivas. A recetividade está a ser muito boa e temos recordes muito interessantes e muito difíceis de bater”, explica Florbela Paiva, da organização. Em Portugal é ainda uma incógnita saber como o público vai responder a este tipo de espetáculo. “É a primeira vez que fazemos cá. Não sabemos como vai ser. Mas há muita curiosidade”.
Rabo e “Costas”
Carlos Vieira está habituado a recordes. Tem dois no currículo e este fim de semana aponta ao terceiro: pedalar o maior número de horas numa bicicleta de rolos em cima de um carro dos bombeiros. “Isto é muito difícil. É mais fácil ir de Monção a Lagos de bicicleta”, conta, interrompendo mais um treino.
Há várias dificuldades: é preciso força mental, equilíbrio e… cuidado com o rabo. “É um esforço que só visto. É pingar no princípio ao fim. Estou há mês e meio para me preparar, porque não me posso desequilibrar, nem parar de pedalar, nem levantar do selim, senão caio logo”. Mas já se conhece a têmpera de Carlos Vieira, 62 anos.
Ele promete pedalar entre 12 e 15 horas em cima do mais antigo carro de bombeiros do país, uma autoescada dos Municipais de Leiria. “Vai ser inédito!”.
Na bancada nascente do Estádio vão estar elementos do Núcleo de Espeleologia de Leiria. Eles e as cordas que lhes vão permitir subir e descer, no máximo em 12 horas, os 8.850 metros que tem o Everest.
Mas há mais leirienses a tentar recordes neste Impossibility Challenger: Hugo Rito, 29 anos, tenta correr pelo menos 12 horas de costas. “Era para fazer 24 horas a correr normalmente, mas desafiaram-me e aqui estou eu”. Tem treinado afincadamente e já chamam “Costas” ao atleta do Veteranos do Lis. “Estou a correr bem, adaptei-me com facilidade. Já fiz 13 horas de uma vez. Se conseguir, vou ver se são 24!”.
Hugo Rito ganhou o gosto pelos recordes. “Vou aplicar-me nisto. No próximo ano espero bater o recorde de correr a Europa toda e depois quero fazer uma maratona de costas!”.
Programa
Sábado, 6 de dezembro
17-18h30 – Abertura oficial
Sessão com a presença da responsável internacional do evento, com os candidatos aos recordes, convidados
e meios de comunicação social
Domingo, 7 de dezembro
9h00 – Apresentação Internacional do Impossibility Challenger
9h50 – Vaibhava, Arco e Flecha suspenso em corda
10h15 – Radek Rosa, Puxar um veículo de 6 toneladas
10h25 – Hugo Rito, 12h de retro running (corrida de marcha atrás)
10h30 – NEL, 12h a subir/descer as paredes do estádio totalizando a altura do monte Everest 8850m
10h40 – Albert Walter, Rasgar com uma lista telefónica de 1550 páginas em menos de 3 segundos
10h55 – Jorge Cardinali, 3 pratos a girar em simultâneo e suspensos em varas de 1.5m, durante o mais
longo período de tempo
11h05 – Charuhashi, 3100 poemas recitados de cor
11h25 – Escola do Yoga do Riso, A maior aula de Yoga do Riso
11h45 – Vaibhava, Subir uma parede de escalada com patins
12h00 – Juventude Vidigalense, O maior numero de pessoas em corrida de estafeta de 400m
12h50 – Albert Walter, Partir um prego de 30cm e 8.5mm em menos de 26 segundos
13h10 – Radek Rosa, Puxar um veículo de 7 toneladas
13h00 – Escola do Yoga do Riso, A mais longa aula de Yoga do Riso
14h00 – Carlos Vieira, 15h a pedalar em rolos em carro dos bombeiros
14h10 – Radek Rosa, Puxar um veiculo de 9.5 toneladas
14h20 – Nuno Figueiredo e Jorge Pina, A maior exposição de desenhos feitos por crianças, sobre a paz.
Mais de 7000 desenhos. Escolas de todo o pais.
14h25 – Entrevista a Jorge Pina
15h00 – Grupo Capoeira Giga Camará. O mais longo jogo da arte de luta de capoeira.
15h30 – Entrega dos prémios
Manuel Leiria
manuel.leiria@regiaodeleiria.pt