A construção da paz é tema de debate hoje, sexta-feira, e amanhã, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) de Leiria, por ocasião do XXIV Encontro Galego-Português de Educadores/as pela Paz.
A conferência “Educação, Justiça e Solidariedade na Construção da Paz” inaugura o programa, às 19h30, com intervenções de Isabel Baptista, professora da Universidade Católica Portuguesa, e de Xosé Cid Fernandéz, docente da Universidade de Vigo-Ourense. Às 22 horas, actua o grupo musical “Luangraal”.
Amanhã, sábado, é a vez de Ricardo Vieira e Pedro Silva, professores da ESECS, Rita Gradaille, da Universidade de Santiago de Compostela, e Rosa Marí, da Universidade de Castilla-La Mancha, debaterem a “Mediação Sócio-Pedagógica na Escola”, a partir das 9h30.
A tarde é preenchida com várias oficinas, dedicadas às “Danças do mundo”, “Ferramentas para a Formação de Professores Tutores”, “Teatro para a Paz e Paz pela Expressão Teatral”, “Confecção de Bonecos de Papel”, “Comunicação Afectiva=Comunicação Efectiva?” e fotografia.
Uma visita guiada por Leiria, um jantar e a Festa da Paz, às 22 horas, encerram o dia.
Para domingo, está agenda a actuação de um grupo de gaitas de foles e a largada simbólica da Pomba da Paz, no centro da cidade.