A Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, é hoje, sábado, 1 de Maio, às 17 horas, palco da recriação do Foral Manuelino, que celebra este ano o seu 500º aniversário.
Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Leiria e do Viv’Arte que tem como objectivo a recriação da época através de elementos como um cortejo característico pelas ruas da cidade, seguindo-se a recepção pelos homens bons do burgo e a leitura do foral.
A praça da cidade volta ao século XVI com a animação típica da altura com malabarismo, dança sufi ao som de adufes, danças palacianas e muito mais.
Historiador disse:
Sr. Paulo umas lições de Historia faziam-lhe bem….
paulo disse:
Não aconteceu na Praça Rodrigues Lobo, porque estava lá montado o estaminé do primeiro de Maio. Foi em frente ao Banco de Portugal. Não percebi bem esta "recriação", uma vez que D. Manuel não veio a Leiria entregar o foral, mas foi simplesmente enviado para a cidade. Além disso, Leiria já tinha um foral antes deste. Em terceiro lugar, o foral manuelino foi impingido a Leiria a troco de pagamento da cidade ao Rei, para financiamento das campanhas marítimas…
E assim continuamos nós a passar conhecimentos às gerações mais novas.
ZéCarlos disse:
És capaz de não ter nenhum WC… Faz na mão e mete no bolso.
Manél disse:
…..vou lá estar na Praça Rodrigues Lobo,para ver o espectáculo……mas se tiver vontade de urinar,tenho que utilizar os W.C.'públicos' dos cafés privados ?
Catarina Ferreira disse:
Um pouco de animação!