Chama-se Gota de Vida a Associação de Apoio a Pessoas com Doenças Hematológicas e seus Familiares, que nasceu em abril, no concelho de Leiria, mais precisamente nos Pousos.
Além de campanhas de angariação de dadores de sangue e medula óssea, pro põe-se apoiar os doentes com leucemia e outras patologias relacionadas com o sangue, fomentar o voluntariado em contexto hospitalar bem como ações de prevenção.
Ainda a associação não tinha sido formalmente constituída, já Fátima Venâncio, mentora do projeto, apoiava ações de angariação de fundos de norte a sul do país.
“Andava há muitos anos com esse projeto”, conta-nos a presidente da direção da Gota de Vida, que acompanhou de perto as doenças da
mãe, do pai e da tia, vítimas de cancro.
Depois de uma leucemia ter roubado os sonhos da sobrinha, Sara Venâncio, no outono passado, Fátima decidiu avançar. Não faltou quem partilhasse das mesmas aspirações e quisesse aderir ao projeto.
Enquanto a associação procura um espaço próprio para se instalar, não tem mãos a medir. Para ajudar o pequeno Martim Sopas, da Ortigosa, promoveu um jogo de futebol entre a equipa de veteranos do Sporting e jogadores de equipas locais.
A associação te ainda apelado à solidariedade de várias farmácias. A Gota de Vida tem estado também empenhada em contribuir para a compra de uma cadeira de rodas especial para a Ana Marta, de três anos e meio, de Cascais.
Prevê realizar em breve alguns rastreios, e estabelecer parcerias com escolas com vista à promoção da saúde e prevenção de comportamentos de risco.
Para mais informações ou entrega de donativos, os interessados podem contactar a associação pelo telefone 918 358 912 ou e-mail associacaogotadevida@gmail.com.
(notícia publicada na edição de 25 de maio de 2012)
MR