A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) iniciou a sua atividade em 1999. Instalada em Peniche, num moderno edifício pedagógico, tem uma localização privilegiada, bem junto à costa e com vista para as Berlengas. Não é pois de estranhar que tenha no mar a sua imagem de marca e o seu suporte identitário.
A ESTM disponibiliza formação nas áreas do turismo e das ciências e tecnologias do mar, tendo as suas licenciaturas em Animação Turística, Gestão da Restauração e Catering, Gestão de Eventos, Gestão Turística e Hoteleira, Marketing Turístico, e Turismo recebido a certificação de qualidade TedQual, por parte da Organização Mundial do Turismo. Além destas, a ESTM leciona também as licenciaturas em Biologia Marinha e Biotecnologia, em Biotecnologia, e em Engenharia Alimentar. A escola encontra-se equipada com um conjunto de laboratórios e de salas práticas que, para lá de garantirem uma formação de elevada qualidade, suportam ainda uma vasta atividade de investigação científica, desenvolvida essencialmente por duas unidades de investigação: o CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo; e o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, que desenvolve a sua atividade no Edifício CETEMARES do Politécnico de Leiria, junto ao Porto de Pesca, em Peniche.
Para além de garantir a formação de profissionais com alto nível de preparação nos aspetos científico, técnico e cultural e assegurar a satisfação das necessidades de formação da região em que se insere, a escola desenvolve ainda um conjunto de serviços orientados para a comunidade e para as empresas. Esta interação escola/empresa, para lá dos benefícios claros sob o ponto de vista pedagógico, tem ainda garantido uma elevada taxa de empregabilidade aos diplomados, alguns dos quais espalhados literalmente pelos quatro cantos do mundo.
A atividade pedagógica é complementada por uma diversidade de atividades extracurriculares de natureza cultural, científica e desportiva que enriquecem a formação disponibilizada, contribuindo para uma formação integral do estudante enquanto pessoa e cidadão.