A licenciatura em Automação e Sistemas de Produção surge da reestruturação curricular da licenciatura em Tecnologia e Sistemas de Produção.
O ciclo de estudos em Automação e Sistemas de Produção, conducente ao grau de licenciado com 180 ECTS, pretende conferir uma formação específica aos Licenciados, que lhes permita o acesso ao mercado de trabalho em empresas de base tecnológica, industrial ou prestadoras de serviços, vocacionadas para o projeto, construção, programação e implementação de equipamentos e sistemas integrados de produção industrial.
Objetivos de aprendizagem Desenvolver equipamentos e sistemas integrados de produção a nível industrial aplicando os conhecimentos adquiridos. Adaptar e implementar equipamentos e sistemas integrados de produção em contexto real. Adquirir conhecimentos específicos em sistemas de produção, como sejam o projeto mecânico, o projeto assistido por computador CAD/CAE, a automação, a informática industrial e a gestão de projetos. Adquirir conhecimentos básicos em domínios específicos dos sistemas de produção, como sejam os materiais, os processos de fabrico e o fabrico assistido por computador CAM. Desenvolver competências práticas em engenharia, automação, informática industrial e gestão, em unidades curriculares laboratoriais e de projeto, individualmente ou em grupo. Atuar nas várias etapas do ciclo de vida dos sistemas integrados de produção (conceção, construção, programação, integração, implementação e otimização). Aplicar de forma integrada os conhecimentos adquiridos nas áreas da engenharia, automação, informática industrial e gestão, em projetos de sistemas de produção. Comunicar informação, problemas e soluções de modo claro a audiências multidisciplinares, na forma escrita, gráfica, oral ou multimédia. Desenvolver competências genéricas que sejam aplicáveis noutros contextos. Desenvolver competências para aprendizagem autónoma ao longo da vida.
Objetivos de aprendizagem
- Desenvolver equipamentos e sistemas integrados de produção a nível industrial aplicando os conhecimentos adquiridos.
- Adaptar e implementar equipamentos e sistemas integrados de produção em contexto real.
- Adquirir conhecimentos específicos em sistemas de produção, como sejam o projeto mecânico, o projeto assistido por computador CAD/CAE, a automação, a informática industrial e a gestão de projetos.
- Adquirir conhecimentos básicos em domínios específicos dos sistemas de produção, como sejam os materiais, os processos de fabrico e o fabrico assistido por computador CAM.
- Desenvolver competências práticas em engenharia, automação, informática industrial e gestão, em unidades curriculares laboratoriais e de projeto, individualmente ou em grupo.
- Atuar nas várias etapas do ciclo de vida dos sistemas integrados de produção (conceção, construção, programação, integração, implementação e otimização).
- Aplicar de forma integrada os conhecimentos adquiridos nas áreas da engenharia, automação, informática industrial e gestão, em projetos de sistemas de produção.
- Comunicar informação, problemas e soluções de modo claro a audiências multidisciplinares, na forma escrita, gráfica, oral ou multimédia.
- Desenvolver competências genéricas que sejam aplicáveis noutros contextos.
- Desenvolver competências para aprendizagem autónoma ao longo da vida.