1. Conhecer e compreender os fundamentos académicos, científicos e praxiológicos que sustentam o campo formativo e profissional dos Educadores Sociais;
2. Analisar e compreender criticamente a natureza das teorias, metodologias e áreas de intervenção do Educador Social;
3. Conhecer e empregar estratégias e metodologias de intervenção socioeducativa junto de populações vulneráveis e culturalmente diversas no sentido do desenvolvimento dos indivíduos e das comunidades;
4. Desenvolver capacidades de promoção de processos de dinamização cultural e social;
5. Desenvolver e analisar as realidades sociopolíticas, educativas e culturais em que se desenvolve a prática profissional do educador social.
6. Diagnosticar situações sociais complexas que sustentam a necessidade de desenvolvimento de ações socioeducativas
7. Adquirir conhecimentos e capacidades para conceber e desenvolver e avaliar projetos de ação socioeducativa em contextos diferenciados e para diferentes grupos de pessoas.
8. Desenvolver capacidades de decisão relativas à melhoria da sua formação e da prática profissional, com pleno respeito pelos princípios deontológicos a que se refere a Pedagogia/Educação Social, tendo como suporte os valores cívicos e os Direitos Humanos.
9. Compreender a dinâmica da Educação Social a trajetória de configuração do seu campo de identidade profissional.
10. Desenvolver uma atitude crítica e promover o desenvolvimento de práticas socioeducativas informadas pela multidisciplinaridade da Educação Social.