O curso Técnico Superior Profissional em Gestão Hoteleira e Alojamento visa formar profissionais aptos para supervisionar, coordenar e controlar as atividades das secções da receção e dos andares que incorporam o departamento de alojamento das diferentes unidades hoteleiras, nomeadamente receção, portaria, andares, quartos, zonas públicas, lavandaria e rouparia.
Atividades Principais
- Definir o posicionamento estratégico do departamento de alojamento, assim como os produtos e serviços na unidade hoteleira, tendo em conta a sua relação com os restantes departamentos e as novas tendências de mercado
- Elaborarar o organograma do departamento de alojamento, bem como o fluxo de trabalho e de comunicação das diferentes secções
- Definir e controlar as normas de serviço das diferentes secções, assim como os procedimentos relativos a reserva, chegada, receção, estadia e partida dos hóspedes, à limpeza e arrumação de áreas públicas, quartos e lavandaria/rouparia e à inventariação e manutenção dos equipamentos/utensílios
- Elaborar e aplicar instrumentos de gestão relativos ao controlo das reservas, das contas de hóspedes, dos custos, da faturação, das vendas utilizando software informático específico
- Definir e implementar as políticas de gestão do departamento de alojamento tendo por base os diferentes perfis de clientes
- Analisar e avaliar resultados financeiros e comerciais, através de análise estatísticas e da elaboração de relatórios de follow up
- Negociar com fornecedores e com empresas de outsourcing, tendo como objetivo a minimização de cutsos e o controlo de qualidade dos produtos e/ou serviços adquiridos
- Implementar medidas corretivas de gestão tendo em vista a otimização de recursos e a aumento das receitas
- Garantir a segurança dos serviços prestados ao cliente, identificando situações de risco e agindo em conformidade
- Definir objetivos comerciais tendo em consideração estratégias de marketing e vendas, com o objetivo de definir o posicionamento da unidade hoteleira e a política de comunicação com o cliente
- Tratar as reclamações e sugestões dos clientes