A região de Leiria e Oeste é um destino de forte investimento industrial e empresarial e tem albergado um vasto conjunto de indústrias. A região combina duas características principais na sua base produtiva: uma forte expressão do emprego na indústria, composta por vários clusters industriais na região, principalmente os dos setores agroalimentar, madeira/papel, plásticos/moldes, cerâmica e vidro, e um crescimento significativo da agricultura, pecuária, silvicultura e pesca (sobretudo no Oeste).
A necessidade de aliar a qualidade à competitividade nos produtos comercializados pelas empresas da região e o aumento das exportações requerem a formação de técnicos que prestem apoio a estas empresas e indústrias. O Técnico de Processo Industrial conhece os principais processos produtivos destas indústrias e presta apoio técnico no processo e no controlo de qualidade dos produtos, permitindo a otimização das linhas de produção, a racionalização dos recursos utilizados e a redução da quantidade de resíduos gerados, contribuindo deste modo para uma indústria mais sustentável.
Atividades Principais
- Conceber, acompanhar e monitorizar processos industriais.
- Programar e monitorizar operações unitárias.
- Controlar a qualidade de matérias-primas, produtos e efluentes.
- Processar e valorizar matérias-primas e subprodutos, produtos naturais e agrícolas.
- Prestar informação sobre os processos químicos e biológicos, nomeadamente a nível de conceitos e princípios, quer no seio da organização, quer perante entidades externas.
- Gerir o cumprimento de normas de proteção e segurança de pessoas, equipamentos, instalações e meio ambiente.
- Colaborar no desenvolvimento de melhores práticas industriais.