Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Curso Profissional - 12º ano

Técnico de Multimédia

Erasmus+ AEHS a bordo… rumo à Europa!

O projeto Erasmus+ 2022-1-PT01-KA122-VET-000070433 – AEHS a bordo… rumo à Europa! foi aprovado pela Agência Nacional com a subvenção total de 98 560,00 €.

Com este projeto pretendemos organizar estágios de curta duração no estrangeiro para os alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia e 3º ano do Curso de Técnico de Turismo Ambiental e Rural.

Existirão dois fluxos de alunos, um entre maio e julho de 2023 e outro entre abril e maio de 2024. Para cumprir o objetivo da integração de alunos desfavorecidos em termos sociais e económicos, uma percentagem dos alunos selecionados serão alunos apoiados pela Ação Social Escolar e outra percentagem serão alunos com necessidades educativas, abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 54/2018. Os formandos serão selecionados de acordo com critérios que serão atempadamente comunicados e publicados. Os 2 fluxos de alunos terão 2 professores como acompanhantes que irão fazer a integração dos mesmos e os irão acompanhar na ida e também na volta. Os professores serão também responsáveis para recolha e verificação dos documentos e dos certificados e farão com os monitores das empresas a avaliação de cada formando. Os professores acompanhantes serão professores da componente de formação tecnológica de cada um dos cursos.

Para além de todos os conhecimentos adquiridos na área da formação tecnológica, os alunos irão aprender a serem mais autónomos, responsáveis e confiantes. Irão conhecer a cultura, a língua, os hábitos e a história de outro país europeu. Irão aprender a viver, conviver e partilhar com outros colegas. Irão aprender a fazer a gestão financeira do dia-a-dia. Irão melhorar as suas competências ao nível do trabalho em equipa. Irão aprender a utilizar meios de transporte coletivos que não estão disponíveis no local onde vivem. Será também expectável que melhorem o conhecimento acerca da Cidadania Europeia.

Os alunos ao saírem do país, alguns pela primeira vez, irão também sair da sua zona de

conforto, onde são apoiados pelas suas famílias e professores. Assim, os alunos terão

oportunidade de melhorar: as suas competências línguas, a autonomia; a responsabilidade; a confiança; as suas competências sociais (pois irão conhecer novas pessoas no local de estágio e viver e conviver com colegas no mesmo apartamento); as competências ao nível da cooperação e da colaboração (para serem bem sucedidos no estágio terão de trabalhar em conjunto com os funcionários e no apartamento terão que dividir tarefas com os colegas).

Terão oportunidade de melhorar os conhecimentos relacionados com a sua área de formação.

Terão oportunidade de conhecer outra cultura, outros hábitos e a história de outro país. De salientar que muitos destes alunos, ao serem carenciados, estarão a ter uma oportunidade que dificilmente teriam de outra forma. Os países selecionados para esta candidatura foram Espanha, Itália e Eslovénia.

Resumindo, primeiro que tudo, pretendemos que todos os alunos dos Cursos Profissionais melhorem e promovam os seus conhecimentos e as suas competências. Pretendemos dar igualdade de oportunidades e de acesso, inclusão e equidade aos alunos com menos oportunidades. Pretendemos que os alunos possam experimentar uma situação de estágio noutro país da Europa. Pretendemos ainda que os professores dos cursos profissionais possam observar como funciona o ensino profissional e os estágios curriculares noutras realidades.

Estas duas atividades têm como objetivo que os professores reflitam sobre as suas práticas e possam melhorá-las ou inová-las. Pretendemos aumentar a nossa rede de parceiros com a finalidade de criar novos projetos Erasmus + de cooperação.

Descrição Geral

Conceber e desenvolver sistemas e produtos multimédia através de criação de ecrãs em 2 e 3 dimensões da captação, e
digitalizar, tratar e integrar sons e imagens, fixas e animadas, tendo em vista soluções de informação e comunicação

Atividades Principais

  • Criar e tratar sons e imagens, fixas e animadas, para incorporar em produtos multimédia, utilizando programas informáticos específicos.
  • Desenvolver animações a 2 e 3 dimensões (2D e 3D) através de processos de modelagem e rendering, utilizando as ferramentas informáticas adequadas.
  • Captar e editar imagens animadas em plataforma digital, utilizando o equipamento e software adequados, tendo em conta o projeto de vídeo a desenvolver.
  • Captar e editar som em plataforma digital, utilizando o equipamento, software e fontes sonoras pré gravadas apropriados, tendo em conta o áudio a produzir.
  • Desenvolver projetos multimédia integrados, tendo em conta o produto a realizar e o público alvo a atingir.
  • Desenvolver e programar aplicações multimédia para offline, utilizando software de autor e o setup de gravação digital;
  • Programar, editar e disponibilizar páginas para a internet, utilizando software de edição HTML.
  • Desenvolver um guião multimédia, de forma a estabelecer o percurso do projeto, o desenvolvimento da sinopse e a execução do storyboard.
  • Executar o produto multimédia final, desenvolvendo o design e a programação estabelecida no guião do projeto e os diversos elementos multimédia, nomeadamente, imagens, textos e animações.
  • Apresentar o projeto multimédia realizado, a fim de o promover junto do público alvo ou de o defender no contacto direto com o cliente.

Instituição:
Agrupamento de Escolas Henrique Sommer
Saber mais