O/A Técnico(a) de Vendas e Marketing é o/a profissional qualificado a planear, coordenar e executar as atividades relacionadas com a promoção, comercialização e venda dos produtos e/ou serviços de uma empresa ou instituição, em colaboração como gestor/diretor de marketing e vendas.
As atividades principais desempenhadas por este técnico são:
- Recolher informação necessária à previsão e ao planeamento das atividades comerciais, de venda, entrega e cobrança;
- Gerir e controlar as atividades de entrega de produtos, custos, as relações com serviços de entrega, reclamação ou serviço ao cliente;
- Gerir a informação de e para o cliente, a sua difusão e tradução em eficiência de serviço e satisfação do cliente, bem como a utilização das tecnologias subjacentes às operações comerciais;
- Gerir espaços para promover maior número de vendas, assim como processos de venda;
- Planear, organizar e controlar as equipas de trabalho e avaliar relatórios sobre as diferentes situações;
- Supervisionar a utilização de instrumentos de prospeção, métodos e técnicas de pesquisa;
- Orientar o fecho da venda, através da identificação dos sinais de compra e do conhecimento de algumas das técnicas de fecho;
- Colaborar na gestão de marketing da organização.