A Associação de Treinadores de Atletismo de Portugal (ATAP) vai atribuir no próximo dia 16, durante a Gala ATAP, em Coimbra, os prémios de Treinador do Ano, por sector.
Dois técnicos da região de Leiria voltam a estar em destaque: Rui Norte, de Caldas da Rainha, no sector da velocidade e barreiras, que é treinador da velocista Lorene Bazolo, e Paulo Reis, de Leiria, no sector dos lançamentos, que é técnico de Auriol Dongmo, no peso, entre outros lançadores nacionais.


Os dois estão ainda habilitados ao Prémio Treinador do Ano, cujo vencedor será divulgado no final da entrega dos prémios por sector. Além de Rui Norte e Paulo Reis, também Vera Santos (meio-fundo, fundo e marcha), José Uva (saltos e provas combinadas) e João Amaral (atletismo adaptado) estão nomeados.
No dia 17, no âmbito do II Seminário de Treino da ATAP, a decorrer em Coimbra, será ainda entregue o Prémio Professor Moniz Pereira e os prémios aos Treinadores de jovens do ano.
Este é um ano de celebração para o atletismo, não só pelos muitos feitos alcançados pelos atletas e treinadores nas provas nacionais e internacionais, com destaque para as participações nos mundiais, europeus e Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, mas também porque a Federação Portuguesa de Atletismo comemora o seu centenário, mais concretamente a 5 de novembro.
Ao longo do ano a FPA tem assinalado a efeméride com conferências e workshops, eventos competitivos, como foi o caso da Corrida do Centenário, e encerrará as celebrações a 5 do próximo mês com uma Gala do Atletismo.