Haverá poucos atletas com um currículo tão extenso como o dele. João Vieira tem 47 anos e é uma máquina de recordes no que diz respeito à marcha atlética.
Em agosto, participou no Mundial de atletismo, em Budapeste, e somou 13 presenças na competição, igualando o espanhol e também marchador Jesus Bragado, que conseguiu o feito com mais quatro anos do que o português.
Começou a praticar marcha aos 14 anos e quatro anos depois batia o recorde nacional dos 10 km, no Mundial de juniores, para no ano seguinte melhorar a marca em quase um minuto.
Trinta anos depois de começar a sua carreira, João Vieira soma 10 títulos de campeão nacional nos 20 km em estrada, 21 nos 5.000 metros em pista coberta e sete conquistas nacionais em 35 km.
João Vieira é atleta do Sporting desde 2010, quando se transferiu juntamente com Vera Santos, sua esposa e marchadora, de quem era também treinador. Atualmente os papéis inverteram-se e é a ex-marchadora que é a técnica de João Vieira.
Os dois especialistas em marcha atlética estão este domingo, dia 10, às 16 horas, na Festa do Desporto, a convite da ADAL – Associação Distrital de Atletismo de Leiria.
Este sábado, dia 9, também os jogadores da União de Leiria, acompanhados da mascote MiniUni visitam o certame. Será às 11 horas.
Equipados a rigor, vão “entrar em campo”, o guarda-redes Fábio Vieira, o reforço Zié Ouattara e o melhor marcador da última época, que continua com o pé quente, Jair da Silva.
Legenda da foto: Vera Santos e João Vieira