Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Associação de Futebol de Leiria tem mais de 12 mil praticantes e quer crescer mais 3% em 2025

Manuel Nunes acredita que, no final da época 2024/2025, haverá novo motivo para festejar.

Os campeonatos profissionais de futebol começaram há quase um mês, as primeiras jornadas dos escalões de formação também já aconteceram e, em setembro, a bola começa a rolar para nos pavilhões para o futsal e nos campos dos clubes distritais. É a época 2024/2025 em andamento, com milhares de atletas em ação.

Com as inscrições a decorrer, ainda é cedo para saber se a Associação de Futebol de Leiria (AFLeiria) vai conseguir superar os valores da última época, mas é esse o objetivo da atual direção, presidida por Manuel Nunes.

O distrito de Leiria registou, em 2023/2024, 12.779 atletas federados, mais 807 do que na época anterior, entre futebol, futsal e futebol de praia masculino e feminino. Foi a primeira vez que este valor foi atingido em toda a história da associação.

Leiria não é caso único e a tendência de crescimento refletiu-se em todo o país. Segundo a Federação Portuguesa de Futebol, na última época existiam 242.973 jogadores inscritos federados e de recreação e lazer, um aumento de 9% face à temporada anterior.

Do total, 18.160 dos praticantes eram do sexo feminino, mais 19,6% do que no ano passado. Há dez anos eram (apenas) 6 mil.

“Todo este crescimento é fruto de um bom trabalho por parte da Federação, da Associação, dos clubes, das autarquias e das próprias famílias. Os valores acompanham a tendência nacional, com uma preponderância muito grande no futebol feminino, bem como no trabalho nos escalões de formação. Sem a conjugação dos esforços de todas as partes, nada disto seria possível”, assegura Manuel Nunes.

Basta ver o impacto que a criação de equipas femininas nos chamados “grandes” trouxe para as bancadas dos estádios nacionais. No domingo, mais de 30 mil pessoas assistiram ao amigável FC Porto – União de Leiria, estabelecendo um novo recorde nacional. Os outros quatro jogos no top5 de assistência em futebol feminino contam sempre com dois elementos comuns: Benfica e Sporting.

Também por isso, Manuel Nunes acredita que, no final da época 2024/2025, haverá novo motivo para festejar, atingindo a barreira dos 13 mil ou mesmo mais praticantes. “Queremos crecser mais 2 a 3% o número de praticantes esta época”, adianta ao REGIÃO DE LEIRIA.

Faltam instalações

Leiria não tem nenhum representante, segundo os dados de 2023/2024 da Federação, no top25 dos clubes com mais praticantes. Ainda assim, entre os clubes com mais praticantes, em futebol feminino, a AFLeiria está representada pelo GD Ilha.

O clube do concelho de Pombal tinha 84 jogadoras na última época, o que corresponde a 25,3% do total de atletas de futebol feminino que praticava a modalidade no distrito (331).

Contudo, para (continuar a) crescer, são precisas instalações, adianta o dirigente. “O grande problema continua a ser a falta de instalações desportivas para dar resposta à procura. Os locais onde está concentrada a maioria da população não tem resposta para toda a atividade desportiva e estas infraestruturas não se constroem de um dia para o outro”, diz, justificando que muitas situações têm sido ultrapassadas “graças aos incentivos da Federação” para requalificação e construção de equipamentos e “ao esforço dos clubes e autarquias”.

Certificação e formação

Outro elemento que dá conta do crescimento e valorização do futebol e do futsal é o número de clubes da AFLeiria que são considerados como Entidades Formadoras de Futebol certificadas pela Federação Portuguesa de Futebol.

Entre os 125 clubes inscritos na AFLeiria, 89 alcançaram esse estatuto, dos quais 19 pela primeira vez. União de Leiria, em futebol masculino, e CCRD Burinhosa, em futsal masculino, conseguiram a classificação mais elevada: quatro estrelas.

Para acrescentar mais um número a este artigo, falta falar dos treinadores, que são já 733, mais 32 do que no ano anterior. A obrigatoriedade do curso para orientar e formar uma equipa impulsionou o crescimento, mas também valorizou as modalidades.

Até 30 de setembro, a AFLeiria tem abertas as inscrições para treinadores de futebol e de futsal UEFA C (Grau I) e UEFA B (Grau II) para quem quiser aumentar os seus conhecimentos. Como forma de promover a formação de treinadoras, a AFLeiria está a atribuir uma bolsa, no valor de 100 euros, a quem se inscrever.